Skip to content

a morte disfarçada

by em 01/11/2011

Nas chamadas sociedades primitivas existem dois tipos de reacção em relação aos seus idosos: o respeito ou a repulsa.

Um homem ou uma mulher idosos podem ser considerados como um membro da comunidade incapaz de trabalhar e como tal, inútil. Podem não ser alimentados, ignorados ou até mortos. Simone de Beauvoir cita descrições de antropólogos nas mais variadas comunidades pelo mundo inteiro de atitudes absolutamente violentas contra os próprios idosos.

Existem também muitos casos em que, pelo contrário, os idosos são respeitados pela sua memória, conhecimento e experiência, por vezes, por estarem próximos da morte, são lhes também atribuídos poderes sobrenaturais. Muitas sociedades dão muito valor à interacção entre crianças e idosos. Os dois grupos sociais são vistos como se pertencessem ao mesmo grupo. Geralmente, uma vez libertos do trabalho, os idosos têm tempo para tomar conta das crianças. Em muitas sociedades o ser humano tem consciência do importante papel de coesão da comunidade que o idoso pode ter, sobretudo pelo seu conhecimento das tradições.

Evidentemente, um idoso tem maiores probabilidades de sobreviver numa sociedade rica do que numa pobre. Quando existe uma certa margem de segurança, é razoável suportar os idosos, isto é uma atitude no interesse do próprio futuro dos adultos.

Dentro das várias hipóteses de tratamento dos idosos, Simone de Beauvoir chega à conclusão que o comportamento que uma sociedade tem para com os seus idosos reflecte a verdade, muitas vezes disfarçada ou escondida, dos seus reais princípios e objectivos. As soluções práticas aplicadas por comunidades primitivas para lidar com os problemas dos idosos, desde matar até à admiração e amizade profunda, verificam-se ainda nas chamadas sociedades civilizadas, matar é proibido, a menos que seja disfarçado.

A situação dos idosos em Portugal é dramática. Torna-se ainda mais dramática se considerarmos que a população portuguesa está a envelhecer.

O ano passado, um quarto dos suicídios em Portugal foi practicado por idosos.

   “os outros, justificam suficientemente a vida 

Anúncios
Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: