Skip to content

12.11.10 “Sou filha do Bairro da Boavista”

by em 18/10/2011

O “nosso” Bairro da Boavista…

A equipa estava reunida: as três meninas, Cinara, Joana e Núria e o bem disposto João Lapa compunham hoje o círculo de detectives do bairro!

Os preparativos foram feitos, decidiram-se funções e organizaram-se os moradores a entrevistar… A lista era rica, e contavam-se com um ou dois familiares destes Jovens: “Eu não sei isso da minha avó”, dizia Núria, com a sua alegre e saltitante voz…

Os ânimos estavam ao rubro – “queremos ir para a rua, conhecer o nosso bairro, oh Joana, VAMOS!!”.

E quem imaginaria os resultados que nasceriam deste grupo… Palavras, frases, expressões ficaram neste dia 12 de Outubro registadas, marcadas e sentidas por esta nova geração do Bairro Boavista…

“Sou filha do bairro”, dizia a avó Orlanda Garcia, “Não troco o bairro por lado nenhum, o meu bairro é o Bairro da Boavista!”. Nascida na antiga Maternidade do Bairro da Boavista, foi criada no bairro e nunca dali saiu. Tem 10 irmãos, todos também nascidos e criados no Bairro. Defensora, amante do mesmo, as suas palavras irão ecoar em todo este projecto… “Sou filha do bairro”, e ninguém o poderá tirar!

Cinara descobriu a sua vertente de urbanista. Com a simpatia e paciência de Manuel Ventura, o encarregado da obra do novo Centro de Saúde do Bairro, a estes jovens foi dado a conhecer plantas, projectos arquitectónicos, alçados, cortes e afins… Cinara com toda a atenção ouvia, e questionava Manuel Ventura sobre cada detalhe. Os quatro perceberam o que era a planta do bairro, e que engraçado que era uma escala!

Núria e João Lapa foram os grandes intervenientes na problemática da sua escola. Ouviram todos os problemas apontados pelo Sr. Camilo, filmaram, gravaram e questionaram numa ávida busca de soluções: “Joana vamos pintar a escola!”, “Vamos arranjar as janelas e por lombas nas ruas à volta da escola!”. Núria, num optimismo e empreendorismo único, rematava “Nós conseguimos mudar esta escola!”. João Lapa falava já em reunir as “tropas”: “vamos reunir todas as fotografias e algumas frases num livro, que será assinado por todos os moradores que conseguirmos e depois entregar na Câmara!”.

A Joana não escapava nada, uma fotografia ali, outra acolá, “Joana, falta entrevistar mais duas pessoas da lista”. Organizada e sempre atenta ao tempo que escassava, e voava veloz nesta tarde deambulatória no Bairro da Boavista.

Nelinho, o grande jogador de Futebol, proprietário do cabeleireiro e padaria da Boavista, contava os seus momentos mais felizes e mais infelizes vividos no Bairro, onde nasceu e mora, juntamente com a sua mulher, filhos (Ivo da padaria), e irmã, a grande fadista Lena Silva. Viajou e morou em tantos sítios diferentes, Algarve, Madeira, Porto, Espanha mas regressou sempre ao Bairro da Boavista..

A Ti’Bolinhas a comer o seu gelado no cabeleireiro do Nelinho, vendia bolas de berlim pela rua em tempos que já lá vão..

O dia terminou com um belo lanche no café do Sr. Rui… “Joana temos de entrevistar o Rui!”.. Não há tempo a perder, mais uma entrevista a fazer, e assim o Sr. Rui entre croissants com chocolate e “ice tea”, dava uma aula de reciclagem e ecologia a estes jovens que muito atentos o ouviam e o completavam…

Ficou marcada a manicura das três meninas no Cabeleireiro do Nelinho, para a semana que vem…

O dia foi cheio, as entrevistas ricas, as filmagens, fotografias e gravações áudio, experiências criativas a não deixar para atrás…

O grupo compõem-se… O entusiasmo cresce e aos poucos estes jovens, numa brincadeira detective revelam as várias facetas do Bairro da Boavista, as suas ruas, os seus becos, as suas gentes, as suas histórias, revelando-se a si próprios a mim, a nós, ao Bairro…

“Joana, nós gostávamos de cuidar do nosso bairro…”, Núria.

A avó Orlanda Garcia, Manuel Ventura, Nelinho, Sr. Camilo da Escola, Sr. Rui e Ti’Bolinhas um muito obrigada pela simpatia e disponibilidade.

Até breve!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: