Saltar para o conteúdo

11.10.11 no Bairro da Boavista | Projecto Ser Maior

by em 12/10/2011

Conhecer o Projecto Ser Maior, recolher plantas, objectivos mais ou menos definidos, materiais encontrados, opções de acção, conhecer a Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista, através do carismático Joaquim Sousa Pinto, ouvir os nomes dos moradores mais carismáticos, anotar, anotar, anotar, rabiscar, definir um briefing (quantos caracteres?? ), telefonar a Paulo Raposo, encontro com todos os artistas, conhecer os jovens, mobilização dos mesmos (queres participar? Não queres??!! porquê?!!), voltar a rabiscar, voltar a esboçar projecto, reunir equipamento… Dar a conhecer o bairro… MAS o que é “bairro”?…

Depois de uma semana preparatória, é hora de ir para o “terreno”.

Os jovens transformam-se em urbanistas, detectives, jornalistas, camera men, fotografos, gravadores (roubei a Ruben Balão: “Joana, eu sou o Gravador!”)… enfim, de tudo um pouco. Na sua máxima multifuncionalidade, apenas com uma camera, um gravador aúdio, duas máquinas fotográficas, dois tripés, e muita lábia, lá nos aventuramos a desbravar terreno.

Grupo reunido (hoje foi o dia dos rapazes) : Claúdio Silva (mais conhecido por Cácá), David Rua, Ruben Amaral (Babaças) e Ruben Balão, acompanhados por Ricardo Rua (o dinamizador do Projecto Ser Maior).

Primeiro : os urbanistas – olhar para a Planta, perceber onde estamos e para onde vamos… Identificar quem entrevistar e como funciona cada dispositivo. Afinal de contas são eles os recolectores da informação/material de hoje!

Segundo: Os seis, com todo o equipamento, a deambular pelo Bairro e começam a surgir as entrevistas aos moradores que estes jovens mais estimam. Risos, vergonhas, coragem e lá saem as perguntas.. Os ângulos, o flash “com ou sem Joana?”, “Joana já não está a funcionar… “, “Joana, onde se pára de gravar?”, “Não queremos entrevistar esse… embora lá ao outro… ” (…), “Joana como se põe pause?”, “Eu quero filmar agora! Estou farto de fazer perguntas!!”…

Muitos faltam entrevistar, muitos faltam conhecer e ouvir as suas histórias… Os de hoje, os seus nomes aqui ficam assinalados, com algumas fotografias, vídeos e aúdio destes 4 jovens que tão bem investigaram, fotografaram, filmaram, entrevistaram, perguntaram, riram e fizeram alguma bagunça no bairro que é o deles, o Bairro da Boavista!

Srª dos Ovos e a sua amiga | Helena | Ivo, filho do Nelinho e Carina, da Padaria/Loja de Guloseimas | Menina da Padaria | Meninas da Papelaria | Sr. Zeca, filho do Sr. Adolfo – agradecemos a simpatia e contribuição!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: